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Chinesa Temu recebe autorização do programa Remessa Conforme para atuar dentro do país

Empresas como Mercado Livre, Magalu e Shopee podem sentir um maior impacto com a entrada da Temu, segundo analistas

Foto: Temu / Divulgação;


Desde o fim da semana passada, a notícia que a Pinduoduo, plataforma de serviços digitais da China, está ingressando no e-commerce brasileiro por meio da Temu vem ganhando destaques e desdobramentos. 

A empresa encaminhou à Receita Federal o pedido de certificação no programa Remessa Conforme, que permite importar mercadorias abaixo de US$ 50 sem pagar imposto de importação, segundo informações do Valor Econômico, tendo incidência de 17% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

Aliás, a entrada da Temu no mercado nacional já era esperada desde o ano passado, assim como já era possível se observar os efeitos que trariam para os varejistas nacionais.

No início do mês de Maio, a empresa fez o pedido de certificação dentro do Remessa Conforme, e agora no dia 20 recebeu a resposta positiva para começar a operar dentro do mercado nacional. Quando comparada com as conhecidas Shein e Shopee, a Temu traz similaridades com as duas.

Com a Shopee a similaridade ficar por conta dos produtos comercializados em seu site que são variados, como: roupas, produtos para pets, brinquedos, artigos para casa e eletrônicos. Porém, a empresa tem um modelo de negócios semelhante ao da Shein, em que ajuda os frabricantes chineses a entenderem melhor as necessidades dos consumidores, fazendo com que seja entregue uma parformance mais precisa na relação empresa e consumidor.

O aplicativo ja pode ser baixado no Brasil, e o seu site já possui uma interface em português para facilitar o acesso dos clientes. Antes mesmo de ter recebido a confirmação da Receita Federal, o aplicativo já recebeu mais de 3 milhões de avaliações no Brasil, com uma média de 200 mil downloads mensais. Para o ano de 2024, a Temu projeta atingir a marca de US$ 60 bilhões, incluindo suas próprias vendas e as do marketplace, número que é o triplo do valor feito em 2023, de acordo com a mídia chinesa.

A equipe de análise do banco Santander avalia que a decisão da empresa de entrar no mercado, pelo programa Remessa Conforme, deve ajudar no monitoramento do ritmo de crescimento ad empresa no país, ou pelo menos fornecer uma ideia do potencial impacto. Principalemente pelo cenário que existe agora no Brasil, que foi diferente do crescimento forte e estrondante da Shein no período entre os anos 2021 e 2023, momento anterior à inscrição da marca no programa Remessa Conforme.

O período de inserção da Temu no país acontece em um momento conturbado de empresas com o governo, devido as últimas notícias da decisãode eliminarem o imposto de imortação sobre itens abaixo de US$ 50 (que pagam apena 17% de ICMS). Mas as crescentes pressões de negócios e associações locais levou o governo a sugerir possíveis aumentos de impostos em várias ocasiões.

Na América Latina, a Temu já está presente no Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Uruguai, e desde maio de ele é o aplicativo de compras mais baixado no mundo, de acordo com o ranking do site App Magic, com 206 milhões de downloads.



Fonte: InfoMoney, e-commercebrasil; Texto: Redação;

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