![]() |
Foto: XVI FIPA;Cr.: Redação; |
Iniciada na última quarta-feira, 22, a XVI Feira de Indústrias do Pará (FIPA) tem conversado sobre diferentes cenários e experiências com seus visitantes. Desde visitas virtuais por meio de óculos de realidade virtual, espaços para gravações de pequenos vídeos interativos com partes do cenário do stand e até mesmo um pequeno museu intinerante que traz diferentes atividades que podem ser executadas por quem está de passagem pela feira.
Empresas como Alubar, Hydro, Vale, Huawei, Senai, Sesi, e também sindicatos como Sindipan,Sinduscon, entre outras participaram como expositores e parceiros culturais do evento que ocorreu até o último sábado, 25 de maio.
Seguindo a temática atual que são assuntos envolvendo a COP 30, a FIPA trouxe em debates abertos para o público, e outros em paralelo por meio do Congresso Técnico que ocorreu em paralelo a feira. Uma das palestras foi “Negócios e Sustentabilidade: uma visão estratégica da Indústria”, mediada por Jefferson Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação do presidente da FIEPA, Alex Carvalho e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann.
Além disso, outros esaços traziam ações que tambem serviam como minicursos e capacitações para os visitantes, como foi o caso do estande da Faepa que trouxe nos dias da feira aulas shows com chefes de cozinha conhecidos do estado. Ou o espaço de inovação e o Museu Intinerante Senai, que trouxe diferentes itens interativos a fim de que os visitantes, em especial as crianças, aproveitassem de um momento divertido entre si.
Outro espaço importante foi coordenado pela Equatorial, em um espaço cultural que ficava na área externa do Hangar. Nesse espaço houveram diversas apresentações de artistas locais, a fim de fomentar a cultura local e também fornecer um momento de entretenimento para os visitantes da feira.
"Bem, eu acho mais do que importante a indústria se envolver nessa temática de sustentabilidade, se aproximando de profissionais e de conversas que são relevantes. Isso é bom para a gente construir um futuro mais sutentável, um futuro mais a favor da vida", afirmou André Carvalhal, um dos palestrantes e participantes da FIPA 2024.
Fonte: Fiepa; Texto: Lua Franco;