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Em um movimento estratégico que foge do tradicional calendário promocional, o Grupo Boticário volta a realizar sua Black Week fora de época, e os resultados mostram que a aposta tem sido certeira. A chamada “Black Week do Consumidor” está sendo usada pela empresa como forma de estimular o consumo em períodos intermediários, e nesse ano ela se iniciou no dia de ontem, 19 e vai até o dia 25 desse mês. A ação promocional, realizada na primeira semana de agosto de 2024, batizada com o nome de "Dias de Beleza", dobrou o faturamento do e-commerce da marca em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A estratégia, segundo o vice-diretor da B2C, grupo que vende diretamente para o consumidor final, do Grupo Boticário, José Luiz Ronchetti, tem como objetivo principal "criar janelas de oportunidade no varejo, independentemente do calendário tradicional". Durante a campanha, o e-commerce registrou um aumento expressivo na conversão e no ticket médio de compras, com consumidores atraídos por promoções de até 50% de desconto em produtos selecionados. Itens como Egeo, Lily, Match e Cuide-se Bem estiveram entre os mais buscados.
Para além dos descontos, a empresa reforçou que não apenas produtos do ecommerce estarão em promoção, como produtos físicos em lojas ligadas ao Grupo Boticário como: Eudora, Vult, Quem Disse Berenice, O.U.I. Paris, Dr. Jones e Truss. Com isso, o Boticário reforça uma tendência crescente entre grandes marcas: desvincular o aumento de vendas dos períodos clássicos do varejo, como a Black Friday ou o Natal, apostando em promoções criativas e em momentos estratégicos para manter o ritmo de crescimento ao longo do ano.
A tática de antecipar grandes ofertas para meses mais calmos no comércio também ajuda a equilibrar os estoques e a garantir um fluxo de caixa mais estável. Ao que tudo indica, a Black Week fora de época veio para ficar — e, no caso do Boticário, trouxe mais do que boas vendas: entregou resultados acima do esperado e reposicionou o calendário promocional como uma ferramenta estratégica de negócio.
Texto: Lua F.