Ananindeua recebe a nota máxima pelo segundo ano.
Foto: Praça da Bíblia, Cr.: Agência Jotapê; |
A prefeitura de Ananindeua recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a nota A no índice de análise da capacidade de pagamento (CAPAG), que supervisiona a situação fiscal de estados e municípios brasileiros. Assim como o Ananindeua, o governo do estado também foi avaliado, porém recebeu a nota B.
A notícia foi comemorada pelo prefeito da cidade, Dr. Daniel Santos que comemorou a permanência da nota para o município no ranking. Em vídeo publicado em seu perfil pessoal, no instagram, o representante disse "No início da nossa gestão, em 2021, a nota de Ananindeua era "C", o que comprometia a captação de recursos junto aos bancos. Agora, comemoramos novamento por fazermos parte do seleto grupo de cidades brasileiras que tem nota excelente no que se refere à responsabilidade com as contas públicas, podendo assim investir mais em melhoria para os nossos moradores."
Em um cenário que se aumentam as demandas por causa da COP30 se aproxima, diversos investimentos se mostrão necessários para que haja um melhor fluxo de pessoas e carros, além de uma melhor infraestrutura na região metropolitana para receber o número grande de pessoas para o ano de 2025. Logo, a nota dada à Ananindeua serve se destaca como um indicador importante para a saúde fiscal do unicípio. A CAPAG é uma análise rigorosa da situação fiscar que permite avaliar se novos empréstimos representam riscos para o Tesouro Nacional, promovendo transparência e segurança nas finanças públicas.
Regulada pela Portaria Normativa MF nº 1.583, de 13 de dezembro de 2023, a CAPG se baseia em três indicadores principais: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Esses elementos são essenciais para que um diagnósticos mais preciso da solvência de governos locais. Assim, é possível garantir que as suas finanças estejam em ordem antes de contrair um novo empréstimo com garantia da União.
Fonte: Estado do Pará Online; Texto: Redação;