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Foto: Pedral de Lourenço; cr.: Ascom - Setran(PA) |
O Pará prepara um novo capítulo em sua infraestrutura logística com a concessão da licença ambiental para o início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no município de Itupiranga, sudeste do estado. O anúncio, feito pelo governador Helder Barbalho nesta segunda-feira, 26, destacou a relevância da obra para o escoamento da produção regional e a integração logística do Norte brasileiro. O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa natural localizada no leito do rio Tocantins, entre Marabá e Itupiranga. Durante os meses de estiagem, as pedras ficam expostas, impedindo a navegação de embarcações de grande porte, o que limita o uso da hidrovia como alternativa de transporte para cargas e insumos.
A obra de derrocamento, que será conduzida pelo Governo Federal, faz parte da estratégia de implantação da Hidrovia Araguaia-Tocantins, considerada uma das rotas mais promissoras para o escoamento da produção agroindustrial do Norte e Centro-Oeste do país. A retirada das rochas permitirá a navegação plena ao longo do ano, eliminando um gargalo logístico histórico da região.
Além de garantir a navegabilidade contínua do rio, o projeto promete trazer impactos econômicos relevantes para o estado. Com o transporte fluvial sendo uma alternativa mais econômica em relação às modalidades rodoviária e ferroviária, a expectativa é que os custos de escoamento sejam reduzidos, o que favorece diretamente produtores rurais, indústrias e exportadores.
Outro benefício será o estímulo ao desenvolvimento regional, com a geração de empregos diretos e indiretos durante a execução da obra e no longo prazo, por meio da dinamização de setores estratégicos como o agronegócio, a mineração e a indústria. A redução da sobrecarga nas rodovias estaduais e federais também é apontada como um efeito positivo, contribuindo para a segurança nas estradas e menor desgaste da infraestrutura viária.
Durante o anúncio, o governador Helder Barbalho reforçou o papel estratégico do projeto para a economia paraense: “Vamos impulsionar a nossa economia, gerando muito emprego, muita renda, fazendo com que a logística do Pará seja cada vez mais estratégica para o escoamento da nossa produção, mas o escoamento de todo o Norte, o escoamento do Brasil”. Com a liberação da licença ambiental, o Pará dá um passo importante para melhorar e viabilizar o fluxo em seu polo logístico nacional e internacional, aproveitando o potencial hidroviário do Rio Tocantins para conectar regiões produtoras ao mercado global por meio do porto de Vila do Conde, em Barcarena.
Texto: Lua F.