Trending

Carnaval movimenta pequenos negócios e impulsiona a economia em Belém e demais cidades do estado

Reprodução;


O Carnaval, uma das maiores manifestações culturais do Brasil, vai muito além da folia: ele representa também uma grande oportunidade para os pequenos negócios em Belém. Com blocos de rua, festas e eventos, o período carnavalesco aquece setores como alimentação, turismo, vestuário e serviços, gerando um impacto positivo na economia local. Durante a temporada carnavalesca, empreendedores de diversos segmentos aproveitam o aumento da demanda para impulsionar seus negócios. 

Costureiras e designers de moda veem crescer a procura por fantasias e acessórios personalizados, enquanto ambulantes e comerciantes ampliam as vendas de bebidas, comidas típicas e adereços. O setor de beleza também se fortalece, com serviços de maquiagem e penteados voltados para os foliões. Embora Belém tenha seu próprio circuito carnavalesco, cidades do interior do Pará e outras capitais do país também registram impactos econômicos significativos nesse período. 

Municípios próximos como: Salinas, Cametá, Barcarena, Marajó, Bragança, entre outros, convidam o público com festas tradicionais e atrações nacionais e regionais para desfrutarem de uma programação completa. Além de fornecer ao folião destinos turísticos carnavalescos, que fazem as cidades experimentarem um aumento no fluxo de visitantes, beneficiando pousadas, restaurantes e comércios locais.

O Carnaval não é apenas um momento de festa, mas também de oportunidades para empreendedores. O setor de eventos cresce com a realização de festas privadas e shows, enquanto aplicativos de transporte e serviços de delivery registram alta demanda. Com o apoio de iniciativas que incentivam o pequeno empreendedor e preparam comerciantes para o período, o Carnaval se consolida como um motor para a economia, gerando emprego e renda para a população.

Fonte: Sebrae; Texto: Lua F.;

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads