![]() |
Foto: Janet Yellen; cr.: Reuters; |
Em 2024 é celebrado o Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e para celebrar esse momento, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Janet l. Yellen, estará em Belém no próximo sábado, 27, como parte de uma agenda de visitas e encontros que a representante fará no país. Durante a visita, Yellen participará de uma reunião de ministros da bacia amazônica organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde discutirá os esforços internacionais do Tesouro em relação às mudanças climáticas.
Antes de vir à capital paraense, a secretária estará no Rio de Janeiro. Lá, ela cumpre agenda desde quarta-feira, 24, e participa da Reunião de Ministro de Finanças e Governadores de Bancos Centrais do G20. Yellen também se encontrará com seus homólogos em compromissos bilaterais e eventos paralelos promovendo a liderança dos EUA no sistema multilateral e aprofundando os laços com o Brasil.
A agenda divulgada pela embaixada e consulado dos Estados Unidos no Brasil destaca que a visita faz parte de um "esforço contínuo" para fortalecer a economia global e menciona a recuperação econômica dos EUA durante o governo Biden. Segundo o que foi divulgado, Yellen está comprometidda em "construir sobre o progresso econômico, combatendo as mudanças climáticas e abordando questões como a dívida soberana."
Segundo o cronograma, Janet Yellen irá fazer um discurso destacando a liderança do governo de Joe Biden no combate às mudanças climáticas. Ela se reunirá com autoridades e o setor privado, com o objetivo de fortalecer os esforços contra as mudanças climáticas. Ela também participa de uma mesa-redonda sobre finanças ilícitas associadas a crimes ambientais. Abaixo você confere e agenda da secretária do tesouro em Belém:
- Sábado, 27 de julho:
- 11h00: Yellen fará um discurso em uma reunião do BID com ministros de finanças, economia e meio ambiente da Bacia Amazônica. A imprensa previamente credenciada poderá cobrir o evento.
- 12h30: A secretária Yellen e o presidente do BID, Ilan Goldfajn, organizarão um almoço e uma mesa-redonda com líderes brasileiros dos setores empresarial e financeiro, investidores e formuladores de políticas sobre o papel do setor privado na conservação e restauração da Amazônia.
-14h30: Yellen participará de uma mesa-redonda sobre crimes ambientais, focando na cooperação regional contra finanças ilícitas associadas a crimes ambientais.
-16h00: Yellen fará um discurso no Museu Goeldi sobre o trabalho contínuo do governo Biden com aliados e parceiros globais para enfrentar as mudanças climáticas. Este evento será aberto à imprensa.
Fonte: O Liberal; Texto: Redação;