Trending

COP30: ministro do Turismo anuncia a criação de quatro aeroportos no Pará até 2025

 Em meio ao cronograma de ações de preparativas para a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontece em Belém em novembro de 2025, diversos esforços estão sendo feitos para que o evento ocorra dentro do esperado. Dentre todas as áreas, uma que ganha destaque é o setor de turismo, que tem atraído o olhar do governo federal que busca preparar a capital paraense para receber milhares de pessoas que vêm para a trigésima edição da COP, além de melhorar a infraestrutura do Estado. 

Celso Sabino, Ministro do Turismo


O ministro do turismo, Celso Sabino, em entrevista exclusiva com a jornalista Elisa Vaz, do Grupo Liberal, afirmou que o segmento é o terceiro mais importante para a economia. Uma pesquisa divulgada pela Pasta, aponta que o setor do turismo é percebido pelas pessoas como significativo em todos os atributos testados: geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). A nove meses da gestão do Ministério o Turismo, Sabino destaca as conquistas mais relevantes para o estado do Pará, de acordo com o mesmo, houve um recrudescimento do turismo no ano de 2023, dado o represamento que foi notado durante o período pandêmico. 

"Nós já retomamos os números pré-pandemia, de 2019, alcançando uma alta quantidade de turistas estrangeiros e de viagens de brasileiros dentro do país. No Pará não foi diferente. Segundo dados do governo estadual, tivemos cerca de R$ 750 milhões injetados na economia do Estado a partir do turismo, com aproximadamente um milhão de turistas", destacou.

O ministério prevê que, no ano de 2024, por meio de iniciativas que o governo federal em parceria com o governo do Estado/vem realizando, ocorra a superação da marca de 2023 e de antes da pandemia. Uma dessas ações é a implementação de quatro novos aeroportos no Pará, que rão atender à demanda de diversas regiões do Estado e levar novos voos tanto para o aeroportos já existentes como para esses novos. Um deve ser instalado na Região Metropolitana de Belém e os outros três irão para diferentes cidades do interior. Os locais receberão voos de pequeno e médio porte, "A Infraero estima que, para uma pista básica, é de R$ 15 a 20 milhões", informou o ministro.

"É uma parceria do presidente Lula com o governador Helder Barbalho, que tem sido um ator muito importante no processo de dar protagonismo ao Pará. É fruto de um trabalho conjunto. Estamos tabalhando muito para melhorar a conexão aérea do pará com outros Estados da Federação e também com outros países do mundo. Alcançamos agora a ampliação do número de voos da companhia Azul de Belém para Fort Lauderdale: eram cinco frequências semanais e agora são sete, ou seja, temos um voo diário", ressaltou Sabino.

Além disso, o ministro diz que está negociando com a companhia Latam para retornar o voo direto de Belém a Miami, e que conseguiu ampliar a frequência da companhia TAP, que faz voos de Belém para Lisboa: eram três frequências semanais e agora são cinco. Em março, o Ministério deve se reunir pela primeira vez com uma empresa caribenha para trazer voos diretos do Caribe ao Pará: "Estamos também trabalhando para melhorar a pecepção do destino Pará em relação a viagens de cruzeiros", ainda destacou o ministro do turismo.


Fonte: O Liberal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads